Conheça
mais

DIVINO ELIAS & ANA MARCE

Pastores

Quando a igreja nasceu no dia de Pentecostes, Deus começou a chamar “pastores”, Paulo, Tiago, João e muitos outros, para apascentar os rebanhos de fiéis que se levantariam ao redor do mundo.

Ser pastor é doar-se aos demais. É ser uma pessoa aberta e sempre acessível aos seus irmãos e também ao seu próximo. Isto, implica muitas vezes ter que abdicar de horas de sono. É necessário em muitos casos, vencer o seu cansaço para poder ajudar alguém ou até mesmo ter uma palavra amiga para uma pessoa aflita ou alguém que está em sofrimento.

Atualmente, vivemos o século da era digital, Deus que é o mesmo ontem, hoje e eternamente, continua chamando “pastores”, entre eles comissionou o casal de pastores Divino Elias Francisco e Ana Marce.

Ele nascido no dia 30 de junho de 1961, na cidade de Bom Jardim de Goiás/GO, ela no dia 11 de maio de 1961, aquele é de família humilde de trabalhadores rurais, e desde muito cedo começou a trabalhar na lavoura e na lida de gado para ajudar no sustento da casa com seus irmãos, estudar era algo quase impossível, um sonho, mas nunca desistiu desse sonho de estudar e de ser alguém, pois tinha a convicção que só através dos estudos chegaria a realização de seus sonhos.

O garoto crescia e se destacava entre os demais, foi quando conheceu a família Antunes Teixeira que lhe estendeu as mãos para dar-lhe um suporte para estudar.

Nesse período conheceu o seminário Jocum (Jovens com uma Missão) onde começou sua história Ministerial em Bom Jardim de Goiás, se convertendo ao Senhor no dia 05 de setembro de 1987.

Os dias se passaram e no dia 14 de janeiro de 1990, Divino Elias Francisco desceu as águas no córrego Bom Jardim, e no mesmo mês no dia 28 na cidade de Água Boa/MT, foi batizado com o Espírito Santo.

O pastor Divino Elias Francisco, se converteu na Igreja Presbiteriana do Brasil, onde recebeu as consagrações de Diácono a Evangelista, porém, ao vir para a Assembléia de Deus, foi recebido como Presbítero.

Como o próprio Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”, assim namorou, noivou e casou-se com Ana Marce Elias Alcântara, no dia 23 de Julho 1988, com quem tem três filhos Franciele, Denis e Júlio Cesar.

Convicto que a mensagem pentecostal, os dons do Espírito Santo e a pregação do Evangelho com sinais e maravilhas são absolutamente importantes para este século, aceitou o desafio de começar sua vida ministerial na Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira, sendo consagrado ao ministério de Evangelista em agosto de 1991.

Durante o período de aproximadamente treze anos que esteve como Evangelista pregou a Palavra de Deus em diversos Estados desta Nação entre eles: Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Pernambuco e Distrito Federal, dirigiu diversos pontos de culto e foi Co-Pastor na cidade de Torixoréu/MT.

Para consolidar o chamado pastoral foi consagrado ao pastorado no ano de 2004, na Convenção Nacional dos Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus Ministério de Madureira no Brasil.

Quando Jesus designou o apóstolo Pedro para pastorear o rebanho, não perguntou das suas habilidades profissionais, e sim “amas-me mais do que estes outros?” (João 21:15-17), da mesma maneira o então Pastor Presidente João Alves de Souza, designou o pastor Divino Elias Francisco para pastorear a congregação na cidade de Ribeirãozinho/MT, tomando posse em maio de 1991, onde pastoreou por um período de quatro meses.

Logo após foi enviado para ser Co-pastor, do pastor Sebastião do Carmo em Torixoréu/MT, por um curto período de tempo.

No ano de 1994 foi enviado para pastorear a congregação do então Setor X, hoje Setor Ceará em Aragarças/GO, pastoreando aquela congregação por um período de 06 meses.

No ano seguinte foi transferido para a congregação do Bairro Jardim Piracema em Barra do Garças/MT.

Após 01 ano e 06 dias foi transferido para a congregação do Bairro Jardim Pitaluga, e foi durante o pastoreio nesta congregação que foi transferido para o Campo de Campinápolis/MT, porém não tomou posse naquele oportunidade.

No ano de 1996 assumiu a congregação da sua cidade natal Bom Jardim de Goiás/GO, de lá foi transferido em 1999 para a congregação do Setor Araguaia em Aragarças/GO.

Em janeiro de 2002, assumiu a congregação do Bairro Santo Antônio em Barra do Garças/MT.

Vale ressaltar que quando da realização de uma Conemad/MT, na cidade de Barra do Garças, mesmo o pastor Divino Elias Francisco sendo pastor dirigente de congregação, foi convidado pelo próprio Bispo Dr. Manoel Ferreira e o então pastor presidente daquela oportunidade para ser Secretário da Convenção Estadual, a qual exerceu por aproximadamente 20 anos.     

Certo escritor definiu que “Os verdadeiros líderes são pessoas movidas no caminho de Deus, no tempo de Deus, para  o lugar de Deus”; como verdadeiro líder o tempo de Deus chegou à vida do pastor Divino Elias Francisco, no dia 06 de janeiro de 2004, assumiu a presidência do campo de Ribeirão Cascalheira, onde presidiu com muita sabedoria por 05 anos e 2 meses.

No inicio do ano de 2009 o campo de Canarana/MT, passava por várias turbulências, surge então à necessidade de um homem de equilíbrio para presidir aquele campo; como o próprio Pr. Dr. Oídes José do Carmo, o qual é membro da Mesa Diretora da CONAMAD, já citou em algumas oportunidades que o pastor Divino Elias é um dos homens de equilíbrio do Estado de Mato Grosso, assim a Convenção Estadual designou o mesmo para presidir aquele campo em fevereiro de 2009.      

Os anos se passaram e mais uma vez surge à necessidade de um homem, desta vez na cidade de Campinápolis/MT, sendo assim no dia 18 de agosto de 2011, o pastor Divino Elias Francisco assumiu a presidência deste campo, cumprindo uma palavra profética de anos passados, que foi dita: “apesar de não ter tomado posse naquele lugar um dia haveria de ser pastorear aquele rebanho”, quando da sua primeira transferência para a este campo.

A Convenção Nacional dos Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus no Brasil, desde os seus pioneiros, pastor Paulo Leivas Macalão, Bispo Dr. Manoel Ferreira e hodiernamente o pastor Samuel Ferreira – Pastor Presidente Executivo, juntamente com o visionário pastor José Fernandes Correia Noleto, Pastor Presidente da Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Estado de Mato Grosso, transferiram no dia 11 de março de 2015, o Pastor Divino Elias Francisco, juntamente com sua esposa Pastora Ana Marce de Alcântara Elias, para presidirem o promissor Campo de Nova Xavantina.

O Pastor Divino Elias Francisco, nesses 05 anos à frente do Campo de Nova Xavantina, tem dado continuidade ao belíssimo trabalho que o Pastor João Batista da Rocha, vinha realizando, concluindo a reforma iniciada na igreja sede, adquiriu o ar condicionado para a igreja, trocou o veículo da igreja adquirindo uma SW4 2018 modelo 2019, ainda abriu três congregações sendo no Bairro Verdes Campos, Pedro Henri e Jardim Oliveiras, além da visão de alcançar toda a cidade com o Programa A Última Trombeta no canal 8 SBT, que vai ao ar de segunda à sexta-feira das 10:00 as 11:00hs, tudo isso juntamente com toda a diretoria, obreiros e irmãos do campo.

Tudo isso tem feito com que o pastor Divino Elias Francisco, seja reconhecido e admirado não só por seus liderados, como também pelos seus líderes e companheiros de ministério, bem como, por autoridades políticas deste Estado, os quais outorgaram diversas honrarias homenageando o pastor Divino Elias Francisco, entre as homenagens que recebeu estão a condecoração de Cidadão Matogrossense, e ainda os títulos de Cidadão nos municípios de Ribeirão Cascalheira, Canarana e Campinapolis.

Por fim, Pastor Divino Elias Francisco e Pastora Ana Marce, temos aprendido com vocês que “Ser pastor é ser guia. O pastor segue o caminho antes dos demais. Orienta os seus irmãos e mostra-lhes qual o caminho que deve ser seguido. Isto significa que, enquanto todos estão em segurança, muitas vezes o pastor está a percorrer o pântano tenebroso para poder conduzir o rebanho ao qual serve em segurança Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem”. (Sl 23.4). Ele não abandona os seus, está presente na hora da angústia a guiá-los em segurança.