Bispo Primaz Dr. Manoel Ferreira

Bispo Primaz Mundial – Presidente Vitalício das Assembleias de Deus – Ministério de Madureira

Bispo Samuel Ferreira

Presidente Executivo da CONAMAD, Presidente da AD Brás/SP

Pr. José Fernandes Correa Noleto

Presidente da CONEMAD/MT, Presidente da AD Cuiabá/MT

ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL COMEMORA
90 ANOS

BREVE HISTÓRICO DO MINISTÉRIO DE MADUREIRA.

A história do Ministério de Madureira é marcada pela chama da evangelização, que teve início quando um pequeno grupo, liderado pelo jovem Paulo Leivas Macalão, se dispôs a evangelizar o bairro de Madureira(RJ), na época um entreposto comercial de produtos agrícolas.

No dia 1º de julho de 1929, Paulo Leivas Macalão abriu um ponto de pregação na residência do irmão Balbino. Com o tempo, o número de pessoas que frequentavam as reuniões cresceu e logo foi alugado um salão na Rua Borborema nº 77, Madureira, para a realização dos cultos.

Então, no dia 15 de novembro de 1929, a Assembleia de Deus em Madureira teve origem, pois foi a partir desse bairro carioca que o ministério liderado por Paulo Leivas Macalão ganhou proporção nacional, pois a obra de evangelização não se limitou aos subúrbios do Rio de Janeiro. Não tardou e logo outras cidades e estados também foram alcançados e novas igrejas sendo abertas.

No dia 2 de maio de 1958, o Pastor Paulo Leivas Macalão, juntamente com outros pastores, fundou a Convenção Nacional dos Ministros Evangélicos da Assembleia de Deus em Madureira e Igrejas Filiadas, sendo o Pastor Paulo Leivas Macalão eleito presidente.

Com a fundação da CONAMAD, o Ministério de Madureira seguiu em grande expansão. As reuniões da CONAMAD eram realizadas anualmente, com o objetivo de resolver questões internas, e aconteciam sempre no Templo Matriz, na Rua Carolina Machado nº 174.  E, logo no primeiro ano, foram criadas as primeiras Convenções Estaduais.

Pioneiro e líder, o Pastor Paulo Leivas Macalão permaneceu à frente da CONAMAD até o fim de sua vida, realizando uma grandiosa colheita para o Senhor e desempenhando um brilhante trabalho frente ao Ministério de Madureira, sendo considerado o por muitos como o Apóstolo do Século XXI. No dia 26 de agosto de 1982, o Pastor Paulo Leivas Macalão foi promovido às mansões celestiais.

O Pastor Paulo Leivas Macalão ficou à frente da igreja e do Ministério de Madureira por 53 anos. Após sua morte, o Pastor Lupércio Vergniano foi eleito presidente da Convenção Nacional, liderando o Ministério de Madureira de 15 de setembro de 1982 até 27 de abril de 1987, quando o Bispo Primaz Manoel Ferreira, na época pastor, o sucedeu na presidência da CONAMAD.

Atualmente quem lidera a igreja de Madureira, também conhecida como igreja mãe, é o Bispo Abner Ferreira, que com muita seriedade tem mantido o legado do Pastor Paulo Leivas Macalão. As marcas de crescimento desta igreja são maiores do que se podem imaginar, pois o Bispo Abner Ferreira tem investido incansavelmente em missões locais e transcontinentais. Sob o lema: “ministério de Madureira, Unidade, Hierarquia e Disciplina”, a igreja tem avançado em todo o Brasil e mundo é notória e fundamental.

No dia 1º de maio de 1964, durante reunião anual da CONAMAD, realizada no templo da AD Madureira, Manoel Ferreira, nosso Bispo Primaz, foi ordenado pastor pelo patriarca Paulo Leivas Macalão. Ao longo de sua carreira pastoral, presidiu os campos de Capão Bonito, Garça, Bauru, Vila Alpina, Brasília, Campinas e Rio de Janeiro.

Em janeiro de 1983, o Bispo Primaz Manoel Ferreira, foi eleito Presidente da CGADB, função que ocupou até 1985, quando então foi eleito 1º vice-presidente, assim ficando até janeiro de 1987. Nesse mesmo ano foi aclamado presidente da CONAMAD.

Sob a liderança do Bispo Primaz Manoel Ferreira, o Ministério de Madureira trabalhou com afinco para estabelecer igrejas em todas as capitais do país. Desse modo, no dia 5 de setembro de 1989, contando com quinze Convenções Estaduais, a CONAMAD tornou-se independente da CGADB.

Os anos que seguiram foram de crescimento ainda maior, com Convenções Nacionais em países como Bolívia, Japão, Itália, Estados Unidos e Portugal.

No dia 5 de maio de 1990, o Bispo Primaz Manoel Ferreira assumiu a presidência da Assembleia de Deus em Madureira, permanecendo à frente da Igreja Mãe até 10 de abril de 1999, quando jubilou-se da presidência da AD Madureira e da AD Campinas(SP), consciente de suas crescentes responsabilidades frente a CONAMAD.

E abril de 2001, foi reconhecido como primeiro Bispo da Assembleia de Deus Ministério de Madureira, título que havia sido concedido pela Igreja na Rússia, em reconhecimento pelo trabalho no projeto “Portas Abertas para o Oriente”.

No ano de 2003, realizando um antigo sonho do Pastor Paulo Leivas Macalão, a sede nacional da CONAMAD foi transferida para Brasília. Entre os dias 18 e 21 de abril de 2012, durante uma Assembleia Geral Extraordinária da CONAMAD, realizada em Brasília, o Bispo Primaz Manoel Ferreira e a Mesa Diretora da Convenção decidiram realizar uma restauração, devido ao desgaste natural da estrutura do templo. O objetivo não era apenas reparar os danos, mas também modernizar o templo, adequando-se às normas de segurança e acessibilidade, além de concluir o projeto original do Pastor Paulo Leivas Macalão que, ao longo dos quinze anos de construção, sofreu várias mudanças. Então, no dia 11 de julho de 2015, passados exatos 33 anos desde a primeira inauguração, o Bispo Primaz Manoel Ferreira inaugurou a restauração da Catedral das Assembleias de Deus em Brasília, sede da nossa Convenção Nacional.

Durante a 39ª AGE da CONAMAD, realizada entre os dias 22 e 25 de março de 2017 na AD Brás, o Bispo Samuel Ferreira, na época Pastor, assumiu a Presidência Executiva da Convenção Nacional. Através de sua visão e dinamismo, diplomacia e liderança, o Bispo Samuel Ferreira tem conduzido a CONAMAD de forma única e suas atuações têm consolidado cada vez mais o Ministério de Madureira em todo o Brasil e mundo.

Ainda durante a 39ª AGE da CONAMAD, o Bispo Primaz Manoel Ferreira consagrou a bispo os seguintes pastores: Bispo Samuel Ferreira, Bispo Abner Ferreira, Bispo Oídes José do Carmo, Bispo Abigail Carlos de Almeida e Bispo Daniel Malafaia. Posteriormente, no dia 27 de junho de 2017, na Catedral da Baleia, os bispos foram diplomados, e suas respectivas esposas foram consagradas e diplomadas bispas. Na ocasião, o Bispo Manoel Ferreira foi aclamado Bispo Primaz do Ministério de Madureira.

No dia 15 de novembro de 2019, o Ministério de Madureira completou 90 anos. São nove décadas de um legado construído pelos pioneiros das Assembleias de Deus; de um legado transmitido às futuras gerações de líderes que continuam a conduzir essa grande obra até o dia da volta do Senhor Jesus; de firmeza em seus propósitos, sempre se atualizando, mas sem abrir mãos dos preceitos bíblicos e dos marcos da nossa Convenção.

Fonte: Jornal “O Semeador” de Janeiro de 2020.

Nossa Missão

Conquistar vidas para Cristo, consolidando e integrando-as a família de Deus, treinando-as para desenvolver seus talentos e levando-as a produzirem frutos que glorifiquem o nome de Deus.

Nossa Visão

Ser uma igreja de conquistadores, onde cada membro possa conquistar mais uma pessoa para Cristo. Conquistando assim, a nossa geração da cidade de Nova Xavantina para Cristo.

Nossos pilares:

1. Unidade
2. Visão
3. Autoridade
4. Palavra de Deus